Postagens populares

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Chocolate: é bom d+

Cosméticos de chocolate: como usar 

Faz bem a saude

Quem não fica com água na boca quando passa em frente daquelas docerias famosas, que exalam cheiro de chocolate na porta? Além de ser saborosa e deixar todos os nossos sentidos totalmente aguçados, essa sobremesa ainda possui ingredientes benéficos à saúde. Não é a toa que cada vez mais o chocolate vem sendo usado para finalidades estéticas. Rico em minerais como potássio, fósforo, ferro, cálcio, zinco, cobre, cromo e vitaminas E, B1 e B2, essa substância pode ser usada em cosméticos e é excelente para a pele.
Todos os produtos feitos à base de chocolate têm poder hidratante e podem atuar como clareadores de manchas, principalmente se utilizados como máscaras faciais. Por conter cacau em sua composição, a substância funciona como um poderoso antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce. Além disso, se aplicada nas pernas, é um eficaz tratamento anticelulite. O poder antioxidante do chocolate atua nas áreas onde temos muito acúmulo de radical livre, que ocorre em razão da má circulação local e dá origem à celulite. Já quando usada nos cabelos essa substância deixa as madeixas fortes e saudáveis, por ser rica em óleos que lubrificam os fios e ajudam a fechar as escamas. No entanto, os produtos à base de chocolate normalmente são mais oleosos e, por isso, contraindicados para esse tipo de pele, devido ao maior risco de obstrução dos poros.
É importante ficar atento na hora de consumir essa delícia. Apesar de não existirem dados que relacionem a ingestão do chocolate ao aparecimento da acne, vale lembrar que essa substância é rica em leite, o que pode provocar em algumas pessoas uma reação alérgica à proteína do leite e à cafeína, estimulando o aparecimento das indesejáveis espinhas.
Além de todos esses benefícios, o chocolate também pode funcionar como antidepressivo. Como outros doces, é composto de açúcar, que é um calmante natural. Essa substância ajuda o corpo a liberar insulina e aumenta o nível de serotonina cerebral, dando sensação incial de saciedade e calma. Isso ainda dá estímulo e pique, contribuindo para o bem-estar das mulheres na época da menstruação.

Mas tudo tem que ser consumido com cuidado

Não há como fugir dele. E quem deseja? O chocolate está em toda parte: na mochila das crianças, nas fileiras de ovos de páscoa que se espalham nos supermercados e nos melhores locais de alimentação. Não há como resistir. A questão é saber até onde o chocolate pode auxiliar ou prejudicar a sua saúde. Cada vez mais temos informações diferentes acerca do chocolate, uns afirmam que faz mal, outros defendem que, se consumido com moderação, não só melhora as condições do funcionamento do corpo como auxilia na dieta.
Consuma a quantidade certa
Nutritivo, contém vitaminas e sais minerais, além de flavonóides, que são antioxidantes capazes de reduzir os riscos de doenças cardiovasculares. O chocolate ainda contém serotonina, que ao ser liberada ao corpo produz enorme sensação de bem-estar e prazer.
A Organização Mundial de Saúde não recomenda o consumo de nenhum tipo de doce, mas para quem não resiste, o importante é não ultrapassar o limite diário de até 50 gramas de chocolate para adultos e 14 gramas para crianças até três anos. Isso devido à grande quantidade de açúcar e gordura, que podem gerar impactos negativos no organismo. Dê preferência ao chocolate amargo que, por ter mais quantidade de cacau, apresenta teor mais alto de flavanóides.
Como equilibrar o organismo após os exageros na Páscoa
A páscoa é conhecida por ser a época do ano em que mais pessoas consomem chocolates, por isso, caso você ultrapasse seu limite diário, é importante buscar um equilíbrio alimentar no dia seguinte ao alto consumo. Uma dieta rica em proteínas, frutas e cereais ajuda no processo digestivo e gera um efeito positivo de desintoxicação alimentar. Sucos também são bem-vindos, pois oferecem ao corpo os sais minerais e vitaminas que ele precisa.
Dúvidas frequentes : É afrodisíaco? Prejudica a pele?
É importante também esclarecer a diferença entre "diet" e "light". O primeiro, por não ter açúcar na sua composição, precisa de um alto teor de gordura para ter uma composição semelhante ao original e são indicados para diabéticos. Já a versão "light", tem menos gordura e por conseqüência, menos calorias.
Outra dúvida muito frequente é se o chocolate dá espinhas. Não existe nenhum estudo científico que comprove a relação entre o alimento e o efeito na pele. Inclusive, existem alguns tratamentos para a pele que são realizados com as propriedades do chocolate. Usados desde a época de Cleópatra, na antiguidade, ele hidrata a pele ajudando a reduzir o ressecamento natural e o envelhecimento.
Uma crença também bastante popular diz respeito à ligação entre o chocolate e o sexo. Considerado um afrodisíaco, até hoje o que foi comprovado cientificamente é que como ele é capaz de liberar a serotonina, responsável pelo prazer, pode-se fazer alusão à fusão sexual. O chocolate estabiliza neurotransmissores relacionados a satisfação corporal, liberando endorfinas na corrente sanguinea.
A origem dos ovos de chocolate
Com a páscoa em evidência é interessante buscar a origem dos ovos de chocolate. A tradição surgiu em comemoração ao início da primavera há cerca de 3000 anos atrás, no Hemisfério Norte, onde eram ofertados ovos pintados ao povo e também aos deuses. As cores eram vibrantes em representação à vida, já que era o regresso de um inverno rigoroso, onde muitas perdas de entes queridos eram sentidas. No inverno, a natureza se encontrava repleta de neve e o retorno ao verão era a celebração de uma nova vida brotando.
Esta data coincide com o calendário cristão, representando a ressureição de Cristo. De geração em geração, ocorreram modificações e outros produtos entraram no circuito atendendo ao apelo de consumo da revolução industrial. Outros alimentos, como o chocolate substituíram o ovo animal. Nasceu assim, a tradição pascal que nos cerca de alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário