Postagens populares

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Hispismo vc sabe o q é isso



Hipismo ou equitação é arte de transpor obstáculos sobre um cavalo. O hipismoexiste desde os Jogos Olímpicos antigos como forma de competição.  Porém, as regras e as competições de hipismo como as que acontecem hoje em dia, surgiram apenas em  1883, nos EUA.

Provas de Hipismo

Adestramento – adestramento de cavalos é uma das três modalidades eqüestresolímpicas. O objetivo geral do adestramento é auxiliar o cavalo a desenvolver através de diversos exercícios, a capacidade de executar todos os seus movimentos naturais. O adestramento torna o cavalo um animal flexível, calmo, atento ao cavaleiro e, consequentemente, mais agradável para montaria.
No adestramentocavalo e cavaleiro devem executar uma série de movimentos em um determinado período de tempo. Os jurados avaliam o competidor com notas de 0 a 10.
Voce sabia? Cavalos de competições necessitam de treinamento intensivo, que vão desde o nível Iniciante ao Grand Prix. Os cavalos que chegam ao Grand Prix dão a impressão de flutuar pela pista sem o auxílio do cavaleiro. Os movimentos são muito mais complexos e realizados sem esforço aparente. Por isso, que a modalidade Grand Prix é conhecida com Balé Equino.
Saltos
Nas provas de saltocavalo e cavaleiro devem transpor  entre 12 a 15 obstáculos ordenados em uma pista que mede entre 700 e 900 metros. A altura dos obstáculos varia de 1m a 1,60m, dependendo da categoria. Para a chamada EquitaçãoFundamental, a altura dos obstáculos vai de 0,40m a 0,90m. O vencedor é o cavaleiroque chega mais perto do tempo determinado, sem cometer nenhuma falta.
Concurso completo de equitação
prova de salto com obstáculos é uma competição em que tanto o cavalo como ocavaleiro são avaliados, de acordo com certas regras. O concurso completo de equitação reúne provas de adestramento, cross-country e salto, esta prova pode ser disputada em dois formatos: em um dia (ODE) ou em três dias (3DE).
A prova tem como objetivo demonstrar algumas habilidades do cavalo, como: força, potência, obediência, velocidade e respeito ao obstáculo. Já o cavaleiro é avaliado pela sua equitação.
O vencedor da prova é o competidor que tiver menos penalizações, que fizer o percurso mais rápido, somar mais pontos ou então, aquele que mais se aproximar do tempo ideal, de acordo com o tipo de prova.

Provas não olímpicas

Enduro equestre – é uma prova praticada em longas distancias e separadas por etapas;
Volteio – ginástica sobre o cavalo;
Corrida de cavalos, Baliza, Prova de Laço e Prova dos Três Tambores

Nenhum comentário:

Postar um comentário